Sempre #plugado – I Hate #Regions

#region, usar ou não usar, eis a questão. Isso é um assunto bastante controverso, existem defensores dizendo que #region quando bem empregado auxilia na legibilidade e organização do código, mas dificilmente vemos #region sendo bem empregado. Venha conhecer um pouco sobre #region, quando utilizá-lo e até mesmo o plugin com ódio de #region do momento chamado I Hate #regions.

Antes de falarmos sobre #region você deve ter se perguntado que diabos é isso? Com a palavra, Microsoft:

#region lets you specify a block of code that you can expand or collapse when using the outlining feature of the Visual Studio Code Editor. In longer code files, it is convenient to be able to collapse or hide one or more regions so that you can focus on the part of the file that you are currently working on.

O uso excessivo de #region causa até um certo desconforto, pois ao expandirmos uma #region podemos nos deparar com outra #region escondendo uma correção de bug, uma regra de negócio ou até mesmo um código para refatorar (sim, há pessoas que escondem códigos por eles estarem mal escritos).

Com esta premissa de #region mal empregada, surgiu uma extensão para Visual Studio 2010 e 2012. Sua idéia é simples, única e exclusivamente não deixar que códigos fiquem escondidos em #region, legal né, vejamos:

Sem o plugin
Com o plugin

Com este plugin as #region serão automaticamente expandidas, não escondendo nada de você, o download pode ser feito atraves deste link, ou até mesmo pelo Visual Studio, basta procurar por “I Hate #Regions” no gerenciador de extensões. Boas práticas para o uso de #region não existem, mas tem uma turma na Internet que defende o seu uso apenas como foi mostrado nas fotos acima, separando em Constructor, Fields Propreties e Methods, sem separar em publico ou privado.

O uso deste recurso esta disponível desde a versão 2003 do Visual Studio, apesar de não trazer benefícios de desempenho, é apenas uma maneira para aumentar a legibilidade e organização do código, alias, você é responsável única e exclusivamente pelo que é codificado, use com moderação. Até

Opine, discuta, participe ou simplesmente deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s